terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Que drama senhores, que drama...

Já começou o drama das férias.

Todos os anos a mesma coisa.

Este ano é a insistência em marcar reunião. 
Reunião porque estão muitos a tirar férias na mesma altura, porque não se está de acordo com a data da reunião, porque a que organiza a reunião não pode ir à reunião, porque uma tem a família em casa, outra porque não pode mesmo (vá-se lá saber porquê), porque uns nunca vão às reuniões... enfim... anda tudo preocupado com as férias... mas até agora o que suscitou a maior controvérsia foi mesmo "a reunião".

O ano passado aqui a je só tirou férias em finais de Agosto inícios de Setembro.
Burrinha que só eu, alombei o verão inteiro a fazer turnos, que até andava atordoada. Lembro-me que o trabalho parecia que nunca mais acabava, estava praticamente sozinha todos os dias na minha área de especialidade e era a mais nova da equipa.
No meio disso tudo os carisssimos colegas estavam todos de férias durante Junho, Julho e Agosto. Escusado será dizer que quando eu fui de férias já se tinha instaurado o ritmo normal, sem stresses... tudo zen... (quer dizer o stress normal, que não é tão pouco quanto isso)

Este ano pedi uma semana em Julho porque tenho dois casamentos em Portugal, um num fim de semana e o outro no outro. E pronto, já lá vêm as chico-espertas, armadas em importantes porque lá estão há muitos anos e são muito experientes, informar-me que talvez não seja possível porque serão muitos de férias. 

Numa conversa num corredor entre colegas (as venenoooosas todas lá do sítio, as mesmas que falei em cima, e, que curiosamente, nem são da minha área de especialidade e não entram no mesmo plano de férias que eu) experimentei a abordagem do "é só uma semana, e o restou quando já todos tiverem vindo de férias", e não me pareceu ter surtido muito efeito. Então saltou-me a tampa e cuspi-lhes para cima a descrição dos tempos em que fiquei praticamente sozinha a alombar com o meu serviço inteiro e que não tive muito descanso durante meses enquanto todos estavam no bem-bom, apontando o dedo para as poucas que acompanharam o meu drama. Foram forçadas a concordar comigo. 

Hoje uma delas (venenosa d'um raio) olhou para o rascunho das férias e disse-me que éramos muitos na mesma altura, mas que era injusto não serem as minhas aprovadas dado o que se tinha passado e que ela tinha acompanhado. 
(aposto que quando virei costas o discurso mudou, mas isso é só um à parte)


E por serem férias escolares?!? Outro drama.. Quem tem filhos parece que é imaculado. Quem não tem... Olha.. aguenta em não chora.. Tivesses! 
Lá tive eu que batalhar só por três dias em Abril. Era então a defesa dos papás e mamãs alegava que eram férias escolares.. e eu aleguei que lá por não ter filhos não queria dizer que não tivesse vida própria. E, curiosamente, vou ter os dias que pedi e tudo acha que é verdade, que não tenho de ser penalizada (sim sim... só dizem isso porque são três dias e a seguir calham-me os fins de semana, se fosse uma semana inteira não faltaria)

Bem disto isto, só tenho a reivindicar uma semana em Julho. O resto dos dias tiro-os no fim do verão. Não me faz muita diferença.



2 comentários:

Princesse Sofia disse...

Oh pa as vezes parece que trabalhamos no mesmo sitio!!
A desculpa das ferias escolares adoro... e porque e que nos temos de ser penalizadas por nao ter putos?!?!?!

R. disse...

É verdade.
Às vezes ate me passo. E n percebem muito bem a nossa parte.
E agora sao as ferias do ski. Aqui ha férias para todos os gostos.